Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção. A aplicação correta desse recurso psicoterápico pressupõe, além do domínio da técnica, uma base sólida de conhecimento dos pressupostos e da teoria subjacente.
A conceitualização cognitiva na TCC da infância e adolescência denota alguns aspectos diferenciados no que se refere ao mesmo processo na TCC para pacientes adultos, pois devem ser consideradas, sempre, as características da criança, assim como a etapa do desenvolvimento em que esta se encontra e o contexto em que está inserida.
Diversos autores - como Beck, Bieling, Kuyken, entre outros - indicam a conceitualização cognitiva como o coração, o elemento vital da TCC. Para que uma conceitualização cognitiva seja considerada eficaz, o terapeuta deve investigar determinados aspectos com seu cliente, tais como: o diagnóstico clínico, os problemas atuais enfrentados pelo cliente juntamente com os fatores estressores precipitantes dos mesmos, suas predisposições genéticas e familiares, seus pensamentos automáticos (PAs), suas crenças intermediárias ou subjacentes e suas crenças centrais ou nucleares. A conceitualização cognitiva também auxilia no planejamento de possibilidades para o tratamento e caminhos para a resolução de desafios encontrados.
Esse processo de realização da conceitualização cognitiva é fundamental para a realização do diagnóstico na TCC infantil, assim como para o planejamento terapêutico a ser implementado.
Quer saber isso e muito mais? Você está no local certo: Workshop de Conceitualização cognitiva com a Esp. Marina Gusmão.
Vamos estudar juntos?
Mais informações
- Público alvo
Workshop idealizado para psicólogos/psiquiatras e estudantes de psicologia/medicina.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Pressupostos da TCC de Beck;
Modelo linear;
Modelo modal;
Conceitualização Colaborativa;
Conceitualização na prática.