FORMAÇÃO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Práticas de Aplicação, Correção e Interpretação

Carga Horária56h
CategoriaFormação
ModalidadeSemipresencial
ÁreaPsicologia

Sobre

Bem-vindo à Formação de Avaliação Psicológica: Práticas de Aplicação, Correção e Interpretação, um programa abrangente e dinâmico projetado para profissionais e estudantes da psicologia que desejam aprimorar suas habilidades nessa área crucial da prática profissional.

Sob a orientação das psicólogas Esp. Sandra Barreiros, com vasta experiência em cursos de testes psicológicos; Esp. Marcela Leite, especializada em avaliação psicológica e psicóloga-orientadora fiscal do Conselho Regional de Psicologia; e da mestranda Esp. Jullyanna Cardoso, experiente em avaliação psicológica e supervisões, você terá acesso a uma equipe de instrutoras altamente qualificadas, prontas para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Ao longo de 56 horas-aula, sendo 48 horas presenciais divididas em 6 encontros de 8 horas no  Hotel Beach Class by HÔM, você mergulhará em um ambiente de aprendizado rico, onde coffee-breaks, apostilas e materiais de apoio serão fornecidos para garantir sua comodidade e progresso.

Nossa metodologia combina sabiamente teoria e prática, para que você adquira uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos e conceituais da avaliação psicológica, além de desenvolver habilidades práticas em aplicação, correção e interpretação de uma ampla gama de testes psicológicos. Com supervisão contínua das instrutoras, você terá a oportunidade de praticar essas habilidades, tornando-se cada vez mais confiante e competente em sua atuação. Como parte do programa, você receberá material complementar, incluindo folhas de teste, apostilas e recursos adicionais, como modelos de documentos, artigos científicos e sugestões de instrumentos, para aprofundar ainda mais seu conhecimento teórico e prático.

Ao longo do curso, você será apresentado a 35 testes psicológicos essenciais e participará de 2 encontros dedicados à supervisão, garantindo um acompanhamento personalizado e a oportunidade de esclarecer dúvidas e desafios específicos que possam surgir.

Não perca a chance de elevar suas habilidades em avaliação psicológica a um novo patamar. Faça sua inscrição agora nesta formação excepcionalmente enriquecedora e prepare-se para destacar-se em sua prática profissional.


ATENÇÃO: O PRIMEIRO ENCONTRO SERÁ NO HOTEL RADISSON BOA VIAGEM!

Organizadores

  • CEPPA

    CEPPA

    O CEPPA possui mais de 53 anos de experiência. Palestrantes renomados, ambiente acolhedor e networking profissional. Garanta sua participação em um evento de qualidade e aprendizado enriquecedor. Inscreva-se agora!

Mais informações

Objetivos

O objetivo desta formação é capacitar profissionais da área da psicologia e estudantes da psicologia nas práticas de avaliação psicológica, abrangendo desde a aplicação dos testes até a interpretação dos resultados. A formação fornecerá conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas de avaliação psicológica mais utilizadas, visando aprimorar as habilidades dos participantes nessa área específica de atuação nos mais diversos contextos de atuação.

Metodologia

A formação será conduzida por meio de uma combinação de métodos teóricos e práticos, visando fornecer aos participantes uma experiência enriquecedora. As aulas serão ministradas por profissionais qualificadas e abordarão os fundamentos teóricos e conceituais da avaliação psicológica, apresentando diferentes tipos de testes, suas finalidades e aplicações. Serão realizadas práticas em que os participantes terão a oportunidade de aprender a aplicar, corrigir e interpretar os testes psicológicos apresentados, sob supervisão das instrutores. Também será disponibilizado material complementar (folhas de testes e apostilas), assim como modelos de documentos, artigos científicos e sugestões de instrumentos para aprofundamento teórico e prático.


Público alvo

Esta formação destina-se a psicólogos e estudantes de psicologia que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos e desenvolver competências relacionadas à avaliação psicológica. Ela é voltada tanto para profissionais que estão iniciando na área e desejam adquirir conhecimentos fundamentais, quanto para aqueles que já possuem alguma experiência e buscam aprimorar suas práticas de aplicação, correção e interpretação dos testes.


Pré-requisitos
  1. Em casos de estudantes em formação em psicologia, faz-se necessário a comprovação do vínculo ativo com a faculdade.

  2. Em casos de profissionais formados, faz-se necessário o Registro Profissional estar ativo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aulas presenciais (09h às 18h)

  1. 26/08 | 8h: Cuidados Éticos na Avaliação; Documentos para realização da AP; Precificação; Raciocínio clínico e Entrevista.
  2. 09/09 | 8h: Inteligência (teoria + prática dos testes TRI, G-38, R1-B, APM e WMT-2) e Atenção (teoria + prática dos testes BPA-2, TEACO-F, TEADI, TEALT, TEDIF, CTA, D-2, AC-15 e TAS)
  3. 23/09 | 8h: Memória (teoria + prática dos testes TEPIC-M-2, TEM-R-2, RAVLT e Figuras Complexas de Rey)
  4. 14/10 | 8h: Funções Executivas (teoria + prática dos testes FDT, BDEFS e Wisconsin)
  5. 28/10 | 8h: Personalidade (teoria + prática dos testes    IFP-II, BFP, NEO- PI-R, Staxi-2, EATA e ESAVI-A/B)
  6. 11/11 | 8h : Depressão (teoria + prática dos testes EBADEP-A, EBADEP-ID, BDI-II e EPD); Resiliência (teoria + prática do teste EPR) e Laudo e devolutiva

Aulas bônus online (20h às 22h)

  1. 22/11 | 2h:  Habilidade Social (teoria + prática do teste IHS-2)
  2. 29/11 | 2h: Inventário de Percepção de Suporte Familiar
  3. 06/12 | 2h: Supervisão 
  4. 13/12 | 2h: Supervisão  

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.