FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL

Carga Horária48h
CategoriaFormação
ModalidadeOnline
ÁreaPsicologia

Sobre

A Neuropsicologia tem sido reconhecida como um importante campo de atuação para profissionais da Psicologia e demais áreas ligadas à saúde e à educação. A partir da avaliação neuropsicológica infantil é possível investigar o perfil de funcionamento cognitivo na presença de queixas  comportamentais e/ou de aprendizagem e assim auxiliar no diagnóstico diferencial dos transtornos  e dificuldades relacionadas à infância e na orientação de intervenções.

A partir da formação, o profissional poderá aprimorar o processo avaliação neuropsicológica infantil, no qual é possível investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças, com ênfase em aspectos cognitivos, de linguagem, motores, de habilidades sociais, do processamento sensorial e do comportamento adaptativo. A partir dessa avaliação será possível compreender e identificar de maneira precoce possíveis atrasos, possibilitando realizar um planejamento de intervenção mais adequado para cada caso. A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.  

Além da teoria, a formação contará com estudos de casos, apresentação dos  instrumentos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e suas respectivas formas de aplicação, análise e interpretação dos resultados.

Vamos estudar juntos?

Mais informações

Objetivos
  • Capacitar os profissionais na avaliação neuropsicológica infantil, buscando que a partir dela seja possível compreender e identificar de maneira precoce possíveis atrasos, dificuldades ou transtorno, possibilitando realizar um planejamento de intervenção singularizado mais adequado para cada caso.
  • Os alunos entrarão em contato com os meios mais adequados e eficazes para a avaliação interdisciplinar de quadros de lesões, de transtornos de aprendizagem, de deficiência intelectual e de transtornos mentais, com exemplos de casos trazidos pelos ministrantes. Assim como, aprenderão a usar, com critérios bem estabelecidos, os instrumentos multidisciplinares de avaliação cognitiva e do desenvolvimento infantil.
Público alvo

Profissionais e estudantes que trabalhem ou desejem trabalhar com avaliação neuropsicológica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Encontro 1: Raciocínio clínico em neuropsicologia e montagem de protocolo de avaliação
  • Encontro 2: Inteligência (teoria + como avaliar)
  • Encontro 3: Atenção (teoria + como avaliar)
  • Encontro 4: Memória e Aprendizagem (teoria + como avaliar)
  • Encontro 5: Funções Executivas (teoria + como avaliar)
  • Encontro 6:Percepção e Praxias (teoria + como avaliar)
  • Encontro 7: Cognição social e Teoria da Mente (teoria + como avaliar)
  • Encontro 8: Linguagem (teoria + como avaliar)
  • Encontro 9: Habilidades Acadêmicas (teoria + como avaliar)
  • Encontro 10: Humor e emoções (teoria + como avaliar)
  • Encontro 11: Laudo neuropsicológico: tópicos essenciais, como descrevê-los, cuidados e modelos.
  • Encontro 12:  Devolutiva e encaminhamentos.

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.