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Sobre
A Neuropsicologia tem sido reconhecida como um importante campo de atuação para profissionais da Psicologia e demais áreas ligadas à saúde e à educação. A partir da avaliação neuropsicológica infantil é possível investigar o perfil de funcionamento cognitivo na presença de queixas comportamentais e/ou de aprendizagem e assim auxiliar no diagnóstico diferencial dos transtornos e dificuldades relacionadas à infância e na orientação de intervenções.
A partir da formação, o profissional poderá aprimorar o processo avaliação neuropsicológica infantil, no qual é possível investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças, com ênfase em aspectos cognitivos, de linguagem, motores, de habilidades sociais, do processamento sensorial e do comportamento adaptativo. A partir dessa avaliação será possível compreender e identificar de maneira precoce possíveis atrasos, possibilitando realizar um planejamento de intervenção mais adequado para cada caso. A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
Além da teoria, a formação contará com estudos de casos, apresentação dos instrumentos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e suas respectivas formas de aplicação, análise e interpretação dos resultados.
*Além dos 12 módulos de aula, você ganhará acesso ao curso do WISCONSIN e SON-R por 12 meses para ver e rever quantas vezes quiser!
**As aulas serão enviadas em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento!
Vamos estudar juntos?
Mais informações
- Objetivos
- Capacitar os profissionais na avaliação neuropsicológica infantil, buscando que a partir dela seja possível compreender e identificar de maneira precoce possíveis atrasos, dificuldades ou transtorno, possibilitando realizar um planejamento de intervenção singularizado mais adequado para cada caso.
- Os alunos entrarão em contato com os meios mais adequados e eficazes para a avaliação interdisciplinar de quadros de lesões, de transtornos de aprendizagem, de deficiência intelectual e de transtornos mentais, com exemplos de casos trazidos pelos ministrantes. Assim como, aprenderão a usar, com critérios bem estabelecidos, os instrumentos multidisciplinares de avaliação cognitiva e do desenvolvimento infantil.
- Público alvo
Profissionais e estudantes que trabalhem ou desejem trabalhar com avaliação neuropsicológica.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Encontro 1: Raciocínio clínico em neuropsicologia e montagem de protocolo de avaliação
- Encontro 2: Inteligência (teoria + como avaliar)
- Encontro 3: Atenção (teoria + como avaliar)
- Encontro 4: Memória e Aprendizagem (teoria + como avaliar)
- Encontro 5: Funções Executivas (teoria + como avaliar)
- Encontro 6:Percepção e Praxias (teoria + como avaliar)
- Encontro 7: Cognição social e Teoria da Mente (teoria + como avaliar)
- Encontro 8: Linguagem (teoria + como avaliar)
- Encontro 9: Habilidades Acadêmicas (teoria + como avaliar)
- Encontro 10: Humor e emoções (teoria + como avaliar)
- Encontro 11: Laudo neuropsicológico: tópicos essenciais, como descrevê-los, cuidados e modelos.
- Encontro 12: Devolutiva e encaminhamentos.