Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Você que atende crianças e adolescentes sabe bem que não tem como não atender os pais ou responsáveis, certo? Mas como comprometer e envolver os pais no tratamento psicológico de crianças e adolescentes, ou na solução de problemas que eles podem estar apresentando em casa, na escola ou socialmente?
Educar é um grande desafio. Cada etapa do desenvolvimento vem recheada de dúvidas em relação à conduta mais adequada.
Nos últimos 25 anos, habilitar os pais para serem terapeutas comportamentais de seus filhos ganhou significativo cuidado. A educação parental abrange aspectos clínicos e preventivos e tem como objetivo prover os pais de conhecimento científico, a fim de que se tornem agentes terapêuticos que completarão as intervenções promovidas pelo terapeuta profissional, uma vez que são progenitores que arquitetam e administram o meio do desenvolvimento dos seus filhos.
As intervenções parentais partem do princípio que os pais fazem parte do problema e da solução das dificuldades de crianças e adolescentes. Utiliza-se de orientação e treino de habilidades parentais para aumentar a compreensão do desenvolvimento infanto-juvenil, diminuir comportamentos desadaptativos e incentivar comportamentos pró-sociais nos filhos. Possibilitando algumas das questões mais importantes para o atendimento de transtornos do desenvolvimento ou comportamento na infância ou adolescência.
Desta forma, os pais aprenderão os princípios de controle de contingências, assim como serão estimulados a construir um padrão de relacionamento com seus filhos, baseado na validação emocional e em relacionamentos saudáveis na família. Os pais serão psicoeducados sobre a relação existente entre os seus pensamentos, emoções e as tomadas de decisão frente aos comportamentos do filho.
Esse modelo de trabalho colaborativo busca encontrar soluções mais eficazes para os problemas enfrentados pela família. O engajamento dos pais na psicoterapia infantil traz grandes benefícios e aumenta a eficácia do tratamento, propiciando benefícios de longo prazo para o jovem e sua família.
Vamos estudar juntos?
Mais informações
- Objetivos
Serão apresentadas as estratégias e técnicas utilizadas a cada sessão com os pais, assim como o embasamento teórico por trás de cada estratégia, assim como recursos didáticos e estratégias práticas, embasados na terapia cognitivo-comportamental, para construção de um modelo de “treinamento” focado na família como agente de mudança, trabalhando na perspectiva de psicoeducação e de construção da relação, a fim de maximizar os benefícios para as crianças.
- Público alvo
O Workshop de Treinamento de Pais é dirigido à psicólogos, psiquiatras e educadores ou alunos que trabalham ou desejam trabalhar com crianças e/ou adolescentes através da Terapia Cognitivo-Comportamental.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Treinamento de pais: fundamentos teóricos;
Objetivo do treino parental;
A importância da satisfação das necessidades emocionais durante o desenvolvimento;
Estilos parentais;
Intervenções precoces;
Estratégias comportamentais e cognitivas;
Psicoeducação;
Intervenções em treinamento parental;
Aplicações clínicas.