Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção. A aplicação correta desse recurso psicoterápico pressupõe, além do domínio da técnica, uma base sólida de conhecimento dos pressupostos e da teoria subjacente.
Diversos autores - como Beck, Bieling, Kuyken, entre outros - indicam a conceitualização cognitiva como o coração, o elemento vital da TCC. Para que uma conceitualização cognitiva seja considerada eficaz, o terapeuta deve investigar determinados aspectos com seu cliente, tais como: o diagnóstico clínico, os problemas atuais enfrentados pelo cliente juntamente com os fatores estressores precipitantes dos mesmos, suas predisposições genéticas e familiares, seus pensamentos automáticos (PAs), suas crenças intermediárias ou subjacentes e suas crenças centrais ou nucleares. A conceitualização cognitiva também auxilia no planejamento de possibilidades para o tratamento e caminhos para a resolução de desafios encontrados.
Quer saber isso e muito mais? Você está no local certo: Workshop de Conceitualização cognitiva com a Dra. Carmem Beatriz Neufeld, P.h.D.
Mais informações
- Público alvo
Workshop idealizado para psicólogos/psiquiatras e estudantes de psicologia/medicina.