Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Vazio existencial, desesperança, desânimo, tristeza, pensamentos negativos, ideais mórbidas e ainda alterações no sono, no apetite e na libido. Todos esses são sintomas comuns da depressão. O transtorno depressivo é uma doença absolutamente democrática, atingindo indivíduos de todas as idades, gêneros, raças, credos, culturas e classes sociais. A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
Em uma situação adversa como a que vivemos em meio a pandemia gerada pelo COVID-19, necessitamos mais que nunca de recursos práticos e teóricos para cuidar da nossa saúde mental, assim como de nossos pacientes e familiares. Isolamento social, preocupação, incerteza do futuro são uns dos gatilhos que podem resultar em quadros de ansiedade, depressão, transtorno de pânico, estresse, entre outros. As restrições durante a pandemia e o isolamento social, que tanto ajudam a conter o avanço da Covid-19, podem prejudicar a saúde mental. Segundo o estudo da USP, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Além desses números, 40% dos brasileiros afirmaram sentir com frequência tristeza ou sintomas depressivos na pandemia. A Fiocruz divulgou que houve um aumento em 90% dos casos de depressão.
Pensando nisso... Nos dias 03 e 04 de setembro, o CEPPA apresenta o workshop online com a Dra. Carmem Beatriz Neufeld, P.h.D. Serão 12 horas/aula com certificado incluso.
Vamos estudar juntos?
Mais informações
- Objetivos
Apresentar os transtornos encontrados na clínica contemporânea e sua apresentação clínica. Descrever os aspectos psicológicos da Depressão e como manejá-la por meio das técnicas da TCC, assim como, desenvolver no aluno a capacidade para identificar corretamente estes transtornos e avalia-los em uma visão cognitivo comportamental. Habilitá-los ao tratamento adequado na TCC destes casos clínicos baseado em intervenções de evidência.
- Público alvo
Profissionais e estudantes que trabalham ou querem trabalhar na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Características e etiologia da depressão;
- Diagnóstico;
- Modelo cognitivo da depressão;
- Tratamento com base na perspectiva da TCC;
- Intervenções baseadas em evidências para depressão;
- Técnicas mais utilizadas no processo de tratamento.