Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Você sabia que cerca de 4% da população adulta mundial sofre de transtorno bipolar e, segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), essa prevalência vale também para o Brasil, o que representa 6 milhões de pessoas no país?
A doença, caracterizada por alterações de humor, com fases de depressão e euforia (mania), tem se tornado cada vez mais discutida. Além disso, o quadro – que em 60% dos casos se manifesta na adolescência, mas só é descoberto na idade adulta – inclui outros sintomas, como alterações de energia (agitação, pensamento e fala rápidos), sono (insônia ou necessidade de dormir pouco), apetite (bulimia), comportamento (dificuldade de concentração e memória, agressividade, compras compulsivas e hábitos de risco, como sexo sem proteção) e pensamento (delírios e alucinações). Já se a pessoa estiver deprimida, tende a sentir mais fadiga, lentidão, falta de energia e esperança, apresentar ideias negativas e culpa excessiva, e perder o prazer na vida.
O Workshop se propõe a abordar o entendimento de pacientes com os Transtornos Bipolar Tipo I, Bipolar Tipo II e Ciclotímico através da experiência da Dra. Karine Pellegrinelle, referência em Bipolaridade nacional e de seus casos clínicos. Esse curso tem a pretensão de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno Bipolar, apontando seus sintomas, como ele se desenvolve, como o paciente se comporta no tratamento dessa doença. Além disso, o curso tem o objetivo de dar ao psicoterapeuta conhecimento de como conduzir o trabalho de psicoterapia com pacientes que sofrem desse transtorno, utilizando a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e as técnicas mais utilizadas para cada fase.
Vamos estudar juntos?
Mais informações
- Objetivos
Apresentar os transtornos encontrados na clínica contemporânea e sua apresentação clínica. Descrever os aspectos psicológicos da TAB e como manejá-la por meio das técnicas da TCC mais eficazes para cada fase do tratamento, assim como, desenvolver no aluno a capacidade para identificar corretamente estes transtornos e avaliá-los em uma visão cognitivo-comportamental. Habilitá-los ao tratamento adequado na TCC destes casos clínicos baseado em intervenções de evidência.
- Metodologia
Apresentação do conteúdo em Power Point com ilustrações em vídeos, discussão de caso clínico trazido pela turma e pelo professor, além de da utilização da técnica de role play com a turma.
- Público alvo
Profissionais e estudantes que trabalhem ou desejem trabalhar na perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Abordagens Psicossociais: o papel da TCC no tratamento do TAB.
- Objetivos, eficácia e benefícios.
- TAB - Definição
- Natureza biológica, epidemiologia, preconceitos e mitos.
- Mania e Hipomania - Definição
- Depressão - Definição
- Especificador Misto – Definição
- Diagnóstico
- Espectro Bipolar
- Utilização do gráfico do humor
- Possíveis gatilhos X Causas Biológicas
- Adesão ao tratamento
- Tratamento I:
- Estabilizadores do Humor
- Níveis plasmáticos dos estabilizadores do humor
- Tratamento II: Antidepressivos
- Tratamento III: Eletroconvulsoterapia-ECT
- Gravidez e Aconselhamento genético
- Terapias Alternativas X Psicofarmacologia
- Substâncias Psicoativas no TAB
- Detecção precoce dos Episódios
- O que fazer quando um episódio é detectado?
- Estratégia de resolução de problemas
- Importância de hábitos regulares
- Técnicas de controle do estresse
- Orientação da família
- Fases do TAB e o Tratamento
- Abordagens Psicossociais: o papel da TCC no tratamento do TAB.